quarta-feira, 30 de abril de 2008


Pelô antecipa festejos juninos

alta pouco mais de um mês para as festas juninas e a equipe do Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura da Bahia, já começou a dar sinais de como será o São João no Centro Histórico. A programação já começa no mês de maio, com o projeto Aquecendo o São João. As bandas Flor de Milho, Ceguêra de Nó, o cantor Renato Fechini, o grupo Flor de Avelã e a cantora Márcia Short sobem ao palco da Praça Pedro Arcanjo durante as sextas-feiras do mês. Os shows acontecem nos dias 02, 09, 16, 23 e 30, sempre às 21h. Os forrozeiros de plantão curtem de graça aos shows.

Nesta sexta-feira, 02, é a banda Flor de Milho que abre a programação. O forró pé de serra do grupo tem base no repertório de clássicos como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos e Flávio José. As canções mais novas, de bandas como Estakazero e Saia Rodada, também não ficam de fora. Entre as músicas próprias do grupo, estão Sanfoneiro Apaixonado e Baião da Flor de Milho.

O grupo tem dois CDs gravados, ambos com releituras de grandes artistas. "Preservamos o estilo de raiz, apesar de o forró ter várias vertentes. Nos últimos anos, incorporou instrumentos como o teclado, a guitarra e a bateria, ficando mais eletrônico", diz o integrante Hélio Araújo. Mesmo as músicas mais atuais, explica, são tocadas pelo grupo no ritmo tradicional. "É mais atraente e favorece a dança entre os casais", acredita.

Flor de Milho nasceu em 1999. Atualmente, é formado por Ramon Bello (Vocalista), Tiago Sampaio (Contrabaixo), Hélio Araújo (Triângulo e Chaime), Eduardo Almeida (Efeitos Sonoros), Gilton Rocha (Sanfona) e Iran Reis (Zabumba).

Ceguêra de Nó - A banda Ceguêra de Nó se apresenta às 21h do dia 09, na Praça Pedro Arcanjo. O grupo apresenta músicas do CD Bom trabalho, Rapazes! que terá lançamento no dia 06 de junho, no Teatro Sesc * Senac. O álbum é composto por 11 canções inéditas, de autoria do grupo, e conta com participações especiais, como o forrozeiro Flávio José.

Ceguêra de Nó apresenta no Pelourinho um forró pé de serra com um repertório que inclui músicas de grandes artistas, a exemplo de Luiz Gonzaga e Gilberto Gil. Dentre as músicas de autoria própria, a banda canta Enceguerado, Fim de Semana e Quero é Chorar.

Com forte influência musical do músico Jackson do Pandeiro, Ceguêra de Nó é conhecido pela sua autenticidade rítmica. "Nossa principal base é a zabumba. A nossa forma de tocar, os nossos arranjos são o nosso maior diferencial", diz o vocalista Léo Marques. E quando questionado sobre o que o público pode esperar do show, responde: "Ôxe! Muito forró, alegria e diversão".

A banda é formada por Léo Marques (Zabumba e vocal), Zé de Rocha (Sanfona e vocal), Ed Carlos (Percussão e vocal), Luís Oliveira (Baixo) e Léo Brasileiro (Guitarra).


O projeto Aquecendo o São João apresenta ainda:


Renato Fechini
Quando: Sexta-feira, dia 16
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito


Flor de Avelã
Quando: Sexta-feira, dia 23
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito


Márcia Short
Quando: Sexta-feira, dia 30
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito

SERVIÇO:
O quê: Projeto Aquecendo o São João
Quando: Sextas-feiras de maio, às 21h
Onde: Praça Pedro Arcanjo - Pelourinho
(Evento Gratuito)

Maiores informações:

Assessoria de Comunicação * Pelourinho Cultural: 3117-1509/ 9926-6868

______________________________________________________________________

domingo, 27 de abril de 2008


Governo prorroga prazo de concurso para professores e coordenadores

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) informa que foi prorrogado por mais dois anos, o prazo de validade do concurso público para os cargos de professor nível III (3.769 vagas) e coordenador pedagógico nível III (800 vagas) da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, que seria expirado em 9 de maio.
A prorrogação foi instituída, por meio da Portaria nº 243, de 15/04/2008, pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), e divulgada no Diário Oficial do dia 16 deste mês, cumprindo o disposto no capítulo I, item 3, do Edital de Abertura de Inscrições - Saeb.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 23 de abril de 2008


Fundação Cultural ministra III Workshop de Elaboração de Projetos Culturais

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade vinculada a Secretaria de Cultura, promove, entre os dias 26 de abril e 1º de junho, o III Workshop de Elaboração de Projetos Culturais em 26 municípios. O objetivo das oficinas, que acontecem das 9h às 13h e das 14h às 18h, é capacitar artistas, produtores e agentes culturais da capital e interior baiano. Serão oferecidas 50 vagas. As atividades terão carga horária de 18h, com atestado de participação. As inscrições serão realizadas em cada uma das cidades visitadas.

 

As oficinas estão divididas em duas etapas: no primeiro dia, pela manhã, será realizada a apresentação teórica do conteúdo, com ênfase no processo de inscrição nos principais editais e mecanismos estaduais e nacionais de financiamento da cultura. Pela tarde, os participantes formarão grupos de trabalho para elaborar projetos específicos e tirar dúvidas com os instrutores presentes. No dia seguinte, pela manhã e pela tarde, os projetos serão finalizados, apresentados e avaliados por todos.

 

A iniciativa é coordenada por Giuliana Kauark, da Assessoria de Projetos da Fundação, com apoio dos produtores Mayla Pita e Vagner Rocha. A proposta é que o Workshop sirva para ampliar o número de projetos do interior inscritos e contemplados nos editais e mecanismos de fomento à cultura da FUNCEB e da Secretaria de Cultura, como de outras instituições municipais, estaduais e nacionais. O conteúdo das oficinas será trabalhado a partir do Manual de Elaboração de Projetos, disponibilizado no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) para consulta de todos os artistas, produtores e agentes culturais que não puderem participar do Workshop.

 

Como escrever um projeto

 

Para Giuliana Kauark, fazer um projeto para a área de cultura não é difícil. "Existem algumas regras. Um bom projeto tem que ser claro, saber justificar sua importância com a demanda do público ou da localidade a que se destina e com orçamento baseado em valores reais de mercado", explica Giuliana, lembrando a importância de saber adaptar o projeto às diferentes formas de financiamento - leis de incentivo, editais ou captação de recursos em empresas da iniciativa privada.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

  • 26 e 27 de abril

Teixeira de Freitas

 

  • 29 e 30 de abril

Poções

 

  • 02 e 03 de maio

Bom Jesus da Lapa

 

  • 03 e 04 de maio

Araci

 

  • 05 e 06 de maio

Andorinha

 

  • 06 e 07 de maio

Correntina | Cruz das Almas

 

  • 08 e 09 de maio

Serrolândia

 

  • 09 e 10 de maio

Irará | Luis Eduardo Magalhães

 

  • 10 e 11 de maio

Salvador (Casa da Música) | Simões Filho

 

  • 17 e 18 de maio

Amargosa | Ribeira do Pombal | Salvador (Espaço Xisto Bahia)

 

  • 19 e 20 de maio

Camamu

 

  • 20 e 21 de maio

Itororó | Rodelas

 

  • 23 e 24 de maio

Brumado | Curaçá

 

  • 24 e 25 de maio

Itacaré | Salvador (Centro Cultural Alagados)

 

  • 26 e 27 de maio

Apuarema | Cafarnaum | Paramirim

 

  • 29 e 30 de maio

Catu | Ruy Barbosa | Seabra

 

  • 31 de maio e 01 de junho

Ipirá

 

 

Contatos:

Assessoria de Projetos - Fundação Cultural do Estado da Bahia

Giuliana Kauark | Mayla Pita | Vagner Rocha

Tel: (71) 3103-4046 | 4011

Email: assessoria@funceb.ba.gov.br

______________________________________________________________________

OAB - Bahia fará evento Estadual em Feira de Santana

 
Feira de Santana estará recebendo na próxima sexta-feira (25), a reunião do colegiado de presidentes de subseções da OAB da Bahia. O evento que contará com 31 presidentes regionais e será a primeira a ser realizada no interior da Bahia, consequentemente, Feira de Santana será a primeira cidade do interior a receber esse tipo de evento. A reunião será dirigida pelo presidente do Conselho Estadual da entidade, Dr. Saul Quadros e servirá para que cada presidente de subseção faça um relato da sua situação, conforme informa o presidente da OAB - Feira, Dr. Celso Pereira. Na reunião também será tratado da situação do Judiciário na Bahia, envolvendo o advogado e o cidadão. O turnão também será outro assunto a ser tratado na reunião do colegiado.  A programação prever inicio às 8h e término às 17h., sendo o CIFS (Centro das Industrias de Feira de Santana) o local do evento.


______________________________________________________________________

segunda-feira, 21 de abril de 2008


Campanha contra hipertensão

 
     Mal silencioso que atinge 30% da população brasileira, a hipertensão arterial atinge mais de 50% da população da terceira idade e está presente em 7% das crianças e adolescentes no país. Para combater este problema de saúde pública, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Funcor, Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia e a Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial se reúnem este ano em uma campanha ecumênica. "Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida", diz o slogan. Em Salvador, o ponto alto desta mobilização é o evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, no próximo sábado (26/04) pela manhã, com atividades de orientação e avaliação gratuita no Parque da Cidade.

______________________________________________________________________

domingo, 20 de abril de 2008


FACULDADE DE ARQUITETURA DA UFBA REALIZA OFICINA

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - FAUFBA
realiza, nos dias 22 e 23 de abril, das 09h00 às 17h00, em seu Auditório
I, OFICINA DE CAPACITAÇÃO SOBRE O ENSINO DE ACESSIBILIDADE.
Coordenada pelo Arquiteto e Urbanista Professor Doutor José Antonio
Lanchotti,  presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e
Urbanismo, a Oficina abordará questões como definições e conceitos de
acessibilidade; a relação da NBR 9050 (Norma Brasileira que trata da
Acessibilidade, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), da ABNT com
as profissões do arquiteto e do urbanista; acessibilidade e as
dificuldades na locomoção, com o objetivo de contribuir para o ensino da
acessibilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo.
Está prevista para o dia 23 pela manhã, uma vivência técnica, com uso
de cadeiras de rodas, muletas e andadores no Pelourinho.
O evento, que contará com as presenças de representantes do Ministério
das Cidades, do Ministério da Educação e da Associação Brasileira de
Ensino de Acessibilidade – ABEA, além de diretores e corpo docente da
FAUFBA e demais faculdades de Arquitetura de Salvador contempla abordagens
teóricas e práticas sobre o tema.
Para maiores detalhamentos sobre o assunto acessibilidade, sugerimos::
http://www.mj.gov.br/sedh/ct/CORDE/dpdh/corde/ABNT/NBR9050-31052004.pdf

______________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de abril de 2008


Cirurgião apresenta nova técnica no Português

O cirurgião Carlos Timaran, Chefe do Serviço de Cirurgia Endovascular do Centro Médico do Hospital dos Veteranos e professor assistente da Universidade de Dallas (Texas-EUA) vem a Salvador para realizar a técnica Tratamento Percutâneo dos Aneurismas de Aorta. O procedimento, inédito na Bahia, será realizado numa paciente de 76 anos de idade, no próximo dia 22 de abril (terça-feira), a partir das 14h, no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português. A intervenção será transmitida ao vivo para o Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português).

 

A nova técnica, que vem sendo bastante utilizada nos Estados Unidos e chega agora à Bahia, promove o tratamento dos aneurismas de aorta (dilatações que, quando não tratadas, podem romper e levar o paciente à morte em poucos minutos), de forma bem menos invasiva que o método convencional, caracterizado por acesso cirúrgico pela virilha em direção às veias femurais.

 

"Com esta técnica, o paciente tem alta em menos de 48 horas, enquanto que no método cirúrgico convencional, ele necessita de, pelo menos, uma semana de internação", afirma Dr. Marcus Vinícius Borges, cirurgião do Serviço de Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular do Hospital Português, que conduzirá o procedimento juntamente com Dr. Carlos Timaran.

 

Dr. Marcus Vinícius observa que os aneurismas de aorta estão entre as dez principais causas de morte, nos Estados Unidos. No Brasil, não existem estatísticas semelhantes, porém, de acordo com o cirurgião, os aneurismas de aorta encontram-se entre as principais causas de morte dos brasileiros entre 70 e 80 anos de vida. Quando os aneurismas ocorrem em pessoas mais jovens, normalmente são mulheres que possuem histórico familiar da doença.

______________________________________________________________________

domingo, 13 de abril de 2008


Transversais no cinema da Ufba a partir desta sexta

 

O que move as pessoas comuns no mundo contemporâneo? Esse é o questionamento central do filme Transversais, que será exibido em Salvador, na Saladearte/ Cinema da Ufba, às 20h, de amanhã (11) até 17 de abril.

 

O filme, dirigido por Guilherme Castro, integra a série Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento, e é o primeiro dos quatro documentários produzidos durante a primeira edição do Fronteiras do Pensamento no Rio Grande do Sul.

Castro reuniu nomes como Timothy Garton Ash, Guy Sorman, Bernard-Henri-Lévy, Jorge Castañeda e Patrick Dixon em Transversais para falar sobre os grandes temas da humanidade. A cidade de Porto Alegre é o cenário surpreendente e movimentado onde guerras, fundamentalismo, mercados, democracia, terrorismo, fé e política se misturam ao dia-a-dia de pessoas comuns. "O discurso cinematográfico construído não é conclusivo nem linear", explica o diretor. "Sem clichês e pré-conceitos, investiga e propõe uma leitura sobre o universal e único de cada situação filmada", resume.

Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento é um conjunto de quatro filmes, cada um com 54 minutos de duração, divididos por segmentos. As outras três obras: "Arte, Ordem e Caos" – de Pedro Zimmermann; " @" – de Hique Montanari, e "A Dança do Pensamento" – de Marta Biavaschi, terão lançamentos ainda no primeiro semestre deste ano.

 

O quê: Exibição de Transversais, dirigido por Guilherme Castro – primeiro filme da série Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento.

 

Quando: De 11 a 17/04 às 20h.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 10 de abril de 2008


Jornada discute novidades no campo das arritmias

 

 

A Jornada de Atualização em Arritmias - que acontece sexta e sábado (11 e 12/04), no Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português) - reúne cardiologistas, clínicos, intervencionistas e intensivistas para debater novidades no campo das arritmias cardíacas através de temas como Abordagem da Fibrilação Atrial, Estimulação Cardíaca Artificial e Arritmias na Sala de Emergência.

 

Condição marcada pelo descompasso do ritmo dos batimentos cardíacos, a arritmia deve ser acompanhada com cuidado, sob pena de evoluir para quadros mais graves como a morte súbita.

 

O evento será aberto, às 19h30 da sexta-feira, pelo presidente do Departamento de Arritmias da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Bahia e médico da Unidade Coronariana do Hospital Português (UCO), Alexsandro Fagundes, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Bahia, Joel Pinho. A Jornada prossegue, no dia seguinte, das 8h30 às 12h30.

 

Também participarão das atividades e discussões de casos clínicos, os cardiologistas Maurício Nunes e Wanewman Andrade, médicos da UTI Cardíaca do Hospital Português e Dr. Luiz Cláudio Correia, médico da Ecocardiografia do Hospital Português. Entre os convidados de fora, encontram-se médicos como Roberto Costa, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), entre outros, provenientes do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
 

______________________________________________________________________

ESTUDANTES EXIGEM AUDITORIA PÚBLICA NA FUNDAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DA BAHIA

 
Os estudantes de direito da UFBA, decidiram hoje, dia 10 de abril, à unanimidade, em sua Assembléia Estudantil, protocolar Representação junto ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual requerendo a realização de investigação urgente da Fundação Faculdade de Direito da Bahia - FFDB. Outras medidas também urgentes foram aprovadas. Entre elas, ficou decidido que os estudantes irão enviar ofício ao Tribunal de Contas da União requerendo a Auditoria Pública nas contas da Fundação para apuração das possíveis irregularidades praticadas pela FFDB, além de requererem ao Conselho de Administração da mesma a realização de auditoria privada nas suas contas e a tomada de medidas visando o controle social e a transparência completa das suas contas.
 
A FFDB distribuiu ontem uma cartilha na qual afirma não se submeter ao controle do TCU e MP por não receber recursos públicos, mesmo que sua própria sede seja no prédio da UFBA. 
 
No entanto, o Prof° Manoel Jorge e Silva Neto divulgou, durante debate realizado ontem à noite na Faculdade de Direito (com a presença do Presidente da FFDB, Prof. Celso Castro), a informação de que a Fundação recebe recursos públicos por parte de órgãos públicos,  o que desmontaria a tese da FFDB de que não estaria submetida ao controle do TCU e do MP.
 
Para os estudantes, a FFDB omitiu a existência de repasses de recursos públicos a fim de evitar a investigação de suas contas pelo poder público. Além disto, as contas nunca são expostas de maneira integral e de fato transparente, sendo uma dúvida permanente questionada por vários estudantes.
 
Em sua cartilha, a FFDB declara agir na lógica do mercado, ou seja, do lucro, o que é taxativamente proibido a tais fundações. Para os estudantes isto representa uma confissão de que a FFDB age ao arrepio da lei. 
 
Para grande parte dos estudantes presentes a FFDB é uma imensa caixa-preta. O Presidente da FFDB, o advogado Celso Castro, nega as irregularidades.
 
Por tudo isso, os estudantes irão solicitar o CONTROLE PÚBLICO do MP e TCU na FFDB, para apurar tais denúncias e outras ilegalidades que possam surgir.
 
Para muitos estudantes, uma auditoria na Fundação poderá fazer estremecer o mundo jurídico baiano.


-----
Emanuel Freire
(71) 8168-3940 / 3432-0705
 
DCE-UFBA (2007-2008)
Quilombo Kizomba - Ousar Ser Diferente

______________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de abril de 2008


Época de Ouro celebra Jacob do Bandolim


A Caixa Cultural Salvador apresenta, entre os dias 11 e 13 de abril, às 20h, o espetáculo "Tributo a Jacob do Bandolim", do Conjunto Época de Ouro, em celebração aos noventa anos do nascimento do músico (14.2.1918 – 13.8.1969). "Tributo" faz parte do conjunto de ações aprovadas para patrocínio da CAIXA Cultural pelo Edital 2007 de ocupação dos seus espaços.

Fundador do conjunto, que o acompanhava desde 1961, o próprio Jacob o batizou como "Época de Ouro" em 1964. A formação original reunia os violonistas César Faria, pai de Paulinho da Viola, Carlinhos Leite e Dino Sete Cordas; Jonas Silva (cavaquinho) e Gilberto d'Avilla (pandeiro).

Jacob do Bandolim, figura emblemática na história do choro, deixou composições que se tornaram clássicos do gênero. A técnica sofisticada e a sensibilidade aguçada colocam Jacob na galeria dos que atingiram a excelência. Sua obra o distingue como uma das mais legítimas expressões da identidade musical brasileira.

A morte de Jacob, em 1969, depois de uma visita ao amigo Pixinguinha, abateu os músicos de tal maneira que o conjunto deixou de tocar. O grupo voltaria a reunir-se em 1972, já com Déo Rian no lugar de Jacob.

Em 1973, o Época de Ouro foi convidado por Paulinho da Viola para participar do histórico show "Sarau", dirigido por Sérgio Cabral e apresentado no Teatro da Lagoa, no Rio de Janeiro. O convite devolveu a visibilidade ao conjunto e fez renascer o próprio choro, então abafado pela proliferação de diversos gêneros musicais.

Apesar das mudanças feitas ao longo dos anos, o Época de Ouro soube preservar sua identidade, mantendo-se sempre fiel ao padrão que Jacob imprimiu.

Em sua atual formação, o conjunto conta com Jorginho do Pandeiro, irmão de Dino Sete Cordas e que está no grupo desde 1972. Participam ainda Ronaldo do Bandolim, que ingressou em 1976, o violonista Tony Sete Cordas e Jorge Filho no cavaquinho (desde 1988) André Bellieny no violão (desde 2005) e Antonio Rocha na flauta e no flautim – a mais recente aquisição do conjunto.

Com exceção de "Minha Crença", de Dino Sete Cordas e Del Loro, o restante do repertório é formado por composições de Jacob do Bandolim. Entre estas, "Noites Cariocas", "Santa Morena", "Treme-Treme", "Vibrações", "A ginga do Mané", e "Assanhado".

Jacob do Bandolim – Jacob Pick Bittencourt nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, filho único do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick. Seu primeiro instrumento foi um violino tocado com um grampo de cabelos porque não se adaptava ao arco. Depois de muitas cordas arrebentadas, uma amiga da família alertou que na verdade o instrumento para Jacob era o bandolim. E ela estava certa.

Autodidata, Jacob tentava repetir trechos de melodias cantaroladas por sua mãe ou pessoas que passavam na rua. Aos 13 anos, da janela de sua casa, escutou o primeiro chorinho de sua vida: É Do Que Há, composto e gravado por Luiz Americano. "Nunca mais esqueci a impressão que me causou", afirmaria Jacob, anos mais tarde.

Jacob do Bandolim é emblemático na história do choro. Suas composições tornaram-se clássicos do gênero. A sofisticada técnica e a aguda sensibilidade colocam-no na galeria dos que atingiram a excelência. Sua obra o distingue como uma das mais legítimas expressões da identidade musical brasileira.

Em 1969, voltando para casa depois de uma visita ao amigo Pixinguinha, sofreu o terceiro infarto enquanto dirigia, e faleceu. Sua morte abateu os músicos do Época de Ouro de tal maneira que o conjunto deixou de tocar. Somente em 1972, o grupo voltou a se reunir, já com Déo Rian no lugar de Jacob.

Um ano depois, o Época de Ouro foi convidado por Paulinho da Viola para participar do histórico show Sarau, dirigido por Sérgio Cabral e apresentado no Teatro da Lagoa, no Rio de Janeiro. Esse convite devolveu a visibilidade ao conjunto e fez renascer o próprio choro, então abafado pela proliferação de diversos gêneros musicais.

Serviço
O quê: espetáculo musical "Tributo a Jacob do Bandolim", do Conjunto Época de Ouro
Onde: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador
Telefones: (71) 3322-0228, 3322-0219
Dias: sexta a domingo, de 11 a 13 de abril de 2008
Horário: 20h
Estacionamento gratuito ao lado da Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes
Quanto: ingressos trocados por um quilo de alimento
Lugares limitados
Classificação etária: 15 anos

______________________________________________________________________

segunda-feira, 7 de abril de 2008


IPAC comemora Dia do Índio com exposição no Solar Ferrão

Será aberta ao público dia 10 de abril (quarta-feira), às 10h, na Galeria Solar Ferrão * Pelourinho, museu vinculado diretamente a DIMUS_Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria da Cultura da Bahia (Secult), a exposição "Máscaras que tocam", com curadoria da musicista Emília Biancardi.

"A mostra apresentada é fruto de investigações, pesquisas e levantamentos efetuados durante anos em diversos países, integrando as tradições culturais e orais de uma das mais importantes etnias, a indígena; reparando uma injustiça musical, pior que a social enfrentada", afirma a etnomusicóloga Emília Biancardi.

Estarão expostas máscaras rítmicas, com chocalhos, sementes, pedrinhas e bambus, e máscaras melódicas, com corneta embutida. Modelos desfilarão as máscaras para os presentes ouvirem a sonoridade antes de serem colocadas em pedestais.

"Existem uma grande variedade de instrumentos e quantidade de naipes instrumentais, não somente o maracá, essa exposição mostra um instrumento musical desconhecido do grande público, que são as máscaras que tocam", esclarece Biancardi

A música e as manifestações folclóricas da Bahia, como ocorre em todo o Brasil, tiveram como ponto de partida o universo das nações indígenas, com suas crenças, mitos e rituais. Basta lembrar que o índio fez parte dos quilombos, e muitas das manifestações musicais atribuídas aos negros fugidos mesclaram-se ás raízes culturais indígenas formando uma cultura singular.

Dia 17 (quinta-feira), às 16h, palestra com índia pataxó, universitária, que irá debater sobre sua experiência ao deixar a aldeia, e discorrer sobre o instrumento mais tocado pelas mulheres da comunidade indígena. Para o evento estão convidadas as escolas da rede pública municipal e estadual.

______________________________________________________________________

sexta-feira, 4 de abril de 2008


Museu da Misericórdia integra turnê mundial As Relíquias do Buda

Começa nessa sexta-feira, dia 4, e vai até o próximo dia 8, a exposição
Relíquias do Buda, no Museu da Misericórdia, espaço cultural da Santa Casa
de Misericórdia da Bahia. Trata-se da mais importante exposição budista já
realizada nos últimos anos no mundo. Pela primeira vez na história, as
peças, consideradas cristais recolhidos das cinzas de grandes mestres
budistas, após a cremação dos corpos, deixam o Oriente em direção a países
do Ocidente. A mostra traz mais de mil peças, entre as quais restos mortais
do Buda Sakiamuni, o Buda histórico, que atingiu a iluminação sob a árvore *
bodi* em Bodigaya, Índia.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 3 de abril de 2008


Toda segunda-feira é dia de Beto Jamaica no *Santíssima Bahia *

O cantor e compositor Beto Jamaica se apresenta toda segunda-feira, a
partir das 23h30, no restaurante Santíssima Bahia, na Praia dos Coqueiros. O
show do artista, e do seu irmão, Negão Jamaica, relembra antigos sucessos e
mostra as novas canções do cantor, em repertório eclético, que homenageia
sobretudo o pagode e o axé.

*O Santíssima Bahia, restaurante e casa de shows, conta com três ambientes:
pista de dança, pátio coberto e área climatizada. A capacidade total de 600
pessoas. A adega de vinho do Santíssima é considerada uma das três melhores
de Salvador.** **Comporta 1200 garrafas e conta com mais de 10 rótulos de
diferentes partes do mundo. *

______________________________________________________________________

Mês da Dança

O Projeto Agendançabril, uma proposta da Fundação Cultural do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura, em articulação com a classe artística e órgãos representantes da dança no estado, dá seqüência às comemorações do Dia Internacional da Dança (29). A proposta é transformar abril no Mês da Dança na Bahia, realizando 164 atividades, incluindo espetáculos, oficinas, cursos, debates, exibição de videodança, ocupando espaços culturais, teatros, praças, shoppings e escolas.
Na próxima semana - de 7 a 13 - acontecerão 37 atividades, que prometem movimentar o circuito cultural da capital e do interior. Três delas são o Encontro Setorial de Dança, dia 11, em Valença, com a presença da diretora de dança da , Lúcia Matos; o Curso Básico para Professores de Dança - módulo I (gratuito), dia 12, também em Valença, e o espetáculo Entre Rios e Batons, do grupo Tran Chan, em Salvador, que aborda a força e a delicadeza, entre outros aspectos do universo feminino. Mais informações e a programação completa no site www.funceb.ba.gov.br

______________________________________________________________________

quarta-feira, 2 de abril de 2008


Projeto de produção artesanal será destaque na BNTM

O projeto de Produção Artesanal realizado pela Fundação CTI-Nordeste, iniciativa que já recebeu mais de dois milhões de reais do Ministério do Turismo, será um dos grandes destaques da BNTM - Brazil National Tourism Mart, feira que acontece entre os próximos dias 10 e 13 de abril no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A iniciativa da CTI-NE já capacitou mais de 700 artesãos nos nove estados nordestinos, gerando oportunidades de renda e possibilidades de exportação da produção artesanal. Este ano, 18 deles (dois de cada estado, da Bahia ao Maranhão) estarão presentes na feira, nos stands específicos de seus estados.

______________________________________________________________________

Alunos de Contábeis atendem para IR

A Universidade Estadual de Feira de Santana disponibilizou uma linha telefônica (75 3224-8321) para atendimento ao contribuinte sobre a declaração do Imposto de Renda. A iniciativa integra o Projeto Imposto de Renda Cidadão. Até 29 de abril, alunos de Contábeis prestam o serviço gratuito de declaração, com preenchimento e envio do formulário à Receita Federal.
Por telefone, o contribuinte poderá obter informações como documentação necessária à declaração e prazos. De posse da documentação, o contribuinte poderá ser atendimento pessoalmente, na sala de aulas práticas, localizada no módulo 4 (MT-46), campus universitário, das 9 às 12 e das 14 às 17hs.
Em 2007, os alunos atenderam produtores rurais de diversos municípios, com assessoramento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Foram beneficiadas mais de 500 pessoas, a maioria pequenos produtores rurais. Outras informações podem ser obtidas através do telefone do Colegiado de Contábeis (75 3224-8052).

______________________________________________________________________

terça-feira, 1 de abril de 2008


Zelito Miranda e Targino Gondim no forró

Depois do sucesso dos últimos sábados quando se apresentaram grandes nomes
do forró como Domiguinhos (com ingressos esgotados), Quininho de Valente,
Cicinho de Assis e Virgílio, agora é a vez de três nomes de peso tocarem no
Coliseu. No próximo dia 5 de abril, a partir das 22 horas, Zelito Miranda,
Targino Gondim e Flor Serena se apresentam na casa.

Compositor, cantor, cordelista e escritor, Zelito Miranda está sempre em
busca de novas aventuras musicais. Forrozeiro progressista, o musico cantou
ao lado de amigos como Marinês e sua gente, Belchior, João do Valle e
Gonzaguinha. Ao todo, são dez discos solos e participação em gravações de
mais de 80 álbuns. No repertório as canções, "A Casa de Zé", "Na Varanda",
"Do jeito que seu nego gosta", além das músicas de Riachão, Alceu Valença e
Carlos Pita.

O forrozeiro pernambucano Targino Gondim vai apresentar os novos trabalhos.
Será um registro de shows realizados por toda a Bahia e traz as canções
inéditas "Mais uma Chance", "A Noite me Chamou" e "Lágrimas do Vinho". Em
seu repetório traz também canções de grandes artistas da música nordestina,
como "Doce Estrela", de Nando Cordel, "Sétimo céu", do de Geraldo Azevedo e
"Só quero um Xodó", de Dominguinhos.

*Serviço:***

Quando: Sábado (05/04), a partir das 22 horas

Atrações: Zelito Miranda, Targino Gondim e Banda Flor Serena

Local: Coliseu * Rua L, 03, Jardim Iracema - Patamares

Ingressos: R$ 12,00

______________________________________________________________________

Orquestra sinfônica juvenil no TCA

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia Dois de Julho (OSDJ) é a atração da próxima edição do projeto Domingo no TCA, que acontece no dia 6, às 11h, no Teatro Castro Alves. Sob a regência do gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Ricardo Castro, a OSDJ vai interpretar um repertório diversificado, com obras de Beethoven, Stravinsky, Arturo Marquez, Saint-Saens, Bizet e Rossini.
Os ingressos (inteira) custam R$ 1 e serão vendidos individualmente no dia da apresentação, a partir das 8h, e com acesso imediato do público. O Domingo no TCA é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Fundação Cultural e Teatro Castro Alves para proporcionar à comunidade baiana espetáculos de dança, música e teatro de qualidade com ingressos a preços simbólicos.
Primeira orquestra do projeto Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a OSDJ foi lançada em setembro de 2007 para tornar a prática orquestral uma atividade fundamental na formação ética e cultural de crianças e jovens.

______________________________________________________________________

Mês da Dança no Vila

O Teatro Vila Velha promove uma programação especial em abril,
comemorando o *Mês da Dança no Vila*, pelo segundo ano consecutivo. Em 2008,
as atividades marcam também os dez anos da Cia. Viladança, com uma
combinação de espetáculos, mesas-redondas, workshops e vídeos, para celebrar
e difundir a dança em suas variadas vertentes. A abertura do projeto
acontecerá na *próxima sexta-feira, dia* *04 de abril, às 20h*, e será
marcada pela presença de uma platéia especial, formada por cem internos do
sistema penitenciário, entre homens e mulheres, além de autoridades, numa
ação inédita, idealizada pelo Núcleo de Dança do Teatro. Os convidados
assistirão à apresentação do espetáculo *Aroeira * com quantos nós se faz
uma árvore, da Cia Viladança*.

A ação será viabilizada através de uma parceria com Secretaria da Justiça,
Cidadania e dos Direitos Humanos (SJCDH) e Secretaria Especial dos Direitos
Humanos (ligada à Presidência da República), com participação da Secretaria
de Segurança Pública e da Secretaria do Desenvolvimento Social.

"A proposta é dar prosseguimento ao nosso trabalho de formação de
platéia", explica Cristina Castro, diretora da Cia Viladança e do Núcleo de
Dança do Vila Velha. Nas temporadas de outros espetáculos, a companhia já
convidou platéias especiais, como idosos, crianças e adultos que nunca
tinham ido ao teatro, vendedores de cafezinho, cabelereiros, entre outros
grupos. Dentro desta programação, em que haverá também uma mesa-redonda
aberta ao público abordando o tema Corpo, Violência e Arte, é um momento
oportuno para levar ao teatro pessoas envolvidas em conflito com a lei,
expandindo o universo da platéia para a arte.

A platéia especial contará ainda com a presença de autoridades
civis e militares, além de artistas ligados ao Teatro Vila Velha.

*Mês da Dança no Vila*

* *

As atividades do projeto ocupam o Vila Velha de terça a domingo, de 4 a 29
de abril. Na programação, além da estréia de espetáculos locais, destaque
para as curtas temporadas de dois internacionais, vindos do Canadá e da
Espanha.

A comemoração do *Mês da Dança no Vila* insere Salvador na agenda
de eventos que, ao redor do mundo, se voltam para o Dia Internacional da
Dança, 29 de abril, instituído pela UNESCO com objetivo de promover a
linguagem nas mais diferentes nações. Com a programação especial de dança no
Teatro Vila Velha, que já marca terreno no calendário cultural da cidade,
oferecendo atrações em quase todos os dias de abril, artistas e público
terão acesso a atividades a preços populares e até mesmo gratuitas.

Para Cristina Castro, diretora da Cia Viladança e coordenadora do
Núcleo de Dança do Teatro Vila Velha, o projeto é direcionado à consolidação
de um espaço para a linguagem e amadureceu da primeira para a segunda
edição, trazendo ainda mais variedade e novidades entre suas atrações. No
ano passado, grupos de dança locais e de diversos estados escolheram passar
pelo Teatro Vila Velha com apresentações, debates e oficinas, compondo a
programação. Em 2008, mais uma vez, o Núcleo de Dança conseguiu articular
artistas, grupos e especialistas, aglutinando-os nas dependências do teatro
numa intensiva grade de atividades, que ocupa toda a pauta do mês de abril.

Este ano, além de comemorar a trajetória do seu grupo residente, a
Cia Viladança, que apresenta três espetáculos do seu repertório, o Teatro
também recebe espetáculos internacionais e realizadores de outros estados
para apresentar e discutir suas experiências com a dança nos campos
artístico e social. Com interesse de estimular o intercâmbio e o
desenvolvimento da dança na Bahia, o Teatro Vila Velha prossegue investindo
no projeto *Mês da Dança no Vila*, conseguindo estabelecer e ampliar o
diálogo com outros cenários artísticos.

"O Mês da Dança no Vila abre a cada ano mais possibilidades de comunicação
com o mundo. Nele, artistas, pesquisadores e público se aproximam da nossa
programação. Com isso, contribuímos para difundir e fomentar a linguagem,
trabalhando juntos em rede. Neste ano, os intercâmbios internacionais
começam a ganhar força e já recebemos propostas para 2009 de Portugal e do
Canadá", antecipa Andréa Gama, produtora do Núcleo de Dança.

______________________________________________________________________