terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Jovens são certificados na Chapada Diamantina


 Um grupo formado por 236 jovens com idade entre 16 e 24 anos dos municípios de Andaraí, Mucugê, Palmeiras e Lençóis (todos da Chapada Diamantina) recebeu os certificados do Programa de Qualificação Social e Profissional.  Na solenidade, que aconteceu em Andaraí, a 421 quilômetros de Salvador, o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, representou o governador Jaques Wagner.

 A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb), governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo, ministérios do Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Agrário, além do Instituto Aliança e associações e cooperativas locais.

 Os jovens foram escolhidos numa seleção promovida entre filhos de agricultores e integrantes da zona rural da região e tiveram 400 horas de atividades práticas e teóricas, com oficinas de ecoturismo e agricultura familiar. Além disso, muitos deles cederam 125 horas de atividades voluntárias, com direto a uma bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em cinco parcelas.

 Uma das alunas do curso de ecoturismo, Milena Souza, 18 anos, explicou que as aulas a ajudaram a conhecer melhor a região onde mora. "Aqui aprendi como conscientizar os visitantes a praticarem um turismo sustentável", contou.

 Já a colega, Jilcélia Chagas, 19 anos, só agora, após o curso, teve noção do que significam as belezas naturais da Chapada Diamantina. "Há animais e plantas que só existem aqui e eu nem imaginava que isso era possível", disse.

 Leonelli lembrou que a região recebe uma atenção especial do governo da Bahia, como o apoio em eventos importantes para a atração de turistas, como o Réveillon e o São João.

 Ele afirmou que é preciso que o turismo esteja inserido num modelo sustentável para evitar a expansão de bolsões de miséria, o que pode, para o secretário, ocasionar o aumento da violência e dos indicadores de pobreza. "Por isso, vamos sempre apoiar eventos que tragam fontes permanentes de renda, não só para os comerciantes como também para os moradores locais", destacou.

 

______________________________________________________________________

1 Comments:

At 20/7/09 08:28, Anonymous Anônimo said...

eu queria ter um enprego pra eu ajudar minha mãe tenho 15 anos e já que é um projeto não ser exploração vai ser uma experiência para mim.

 

Postar um comentário

<< Home