sexta-feira, 18 de abril de 2008


Cirurgião apresenta nova técnica no Português

O cirurgião Carlos Timaran, Chefe do Serviço de Cirurgia Endovascular do Centro Médico do Hospital dos Veteranos e professor assistente da Universidade de Dallas (Texas-EUA) vem a Salvador para realizar a técnica Tratamento Percutâneo dos Aneurismas de Aorta. O procedimento, inédito na Bahia, será realizado numa paciente de 76 anos de idade, no próximo dia 22 de abril (terça-feira), a partir das 14h, no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português. A intervenção será transmitida ao vivo para o Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português).

 

A nova técnica, que vem sendo bastante utilizada nos Estados Unidos e chega agora à Bahia, promove o tratamento dos aneurismas de aorta (dilatações que, quando não tratadas, podem romper e levar o paciente à morte em poucos minutos), de forma bem menos invasiva que o método convencional, caracterizado por acesso cirúrgico pela virilha em direção às veias femurais.

 

"Com esta técnica, o paciente tem alta em menos de 48 horas, enquanto que no método cirúrgico convencional, ele necessita de, pelo menos, uma semana de internação", afirma Dr. Marcus Vinícius Borges, cirurgião do Serviço de Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular do Hospital Português, que conduzirá o procedimento juntamente com Dr. Carlos Timaran.

 

Dr. Marcus Vinícius observa que os aneurismas de aorta estão entre as dez principais causas de morte, nos Estados Unidos. No Brasil, não existem estatísticas semelhantes, porém, de acordo com o cirurgião, os aneurismas de aorta encontram-se entre as principais causas de morte dos brasileiros entre 70 e 80 anos de vida. Quando os aneurismas ocorrem em pessoas mais jovens, normalmente são mulheres que possuem histórico familiar da doença.

______________________________________________________________________