quarta-feira, 30 de abril de 2008


Pelô antecipa festejos juninos

alta pouco mais de um mês para as festas juninas e a equipe do Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura da Bahia, já começou a dar sinais de como será o São João no Centro Histórico. A programação já começa no mês de maio, com o projeto Aquecendo o São João. As bandas Flor de Milho, Ceguêra de Nó, o cantor Renato Fechini, o grupo Flor de Avelã e a cantora Márcia Short sobem ao palco da Praça Pedro Arcanjo durante as sextas-feiras do mês. Os shows acontecem nos dias 02, 09, 16, 23 e 30, sempre às 21h. Os forrozeiros de plantão curtem de graça aos shows.

Nesta sexta-feira, 02, é a banda Flor de Milho que abre a programação. O forró pé de serra do grupo tem base no repertório de clássicos como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos e Flávio José. As canções mais novas, de bandas como Estakazero e Saia Rodada, também não ficam de fora. Entre as músicas próprias do grupo, estão Sanfoneiro Apaixonado e Baião da Flor de Milho.

O grupo tem dois CDs gravados, ambos com releituras de grandes artistas. "Preservamos o estilo de raiz, apesar de o forró ter várias vertentes. Nos últimos anos, incorporou instrumentos como o teclado, a guitarra e a bateria, ficando mais eletrônico", diz o integrante Hélio Araújo. Mesmo as músicas mais atuais, explica, são tocadas pelo grupo no ritmo tradicional. "É mais atraente e favorece a dança entre os casais", acredita.

Flor de Milho nasceu em 1999. Atualmente, é formado por Ramon Bello (Vocalista), Tiago Sampaio (Contrabaixo), Hélio Araújo (Triângulo e Chaime), Eduardo Almeida (Efeitos Sonoros), Gilton Rocha (Sanfona) e Iran Reis (Zabumba).

Ceguêra de Nó - A banda Ceguêra de Nó se apresenta às 21h do dia 09, na Praça Pedro Arcanjo. O grupo apresenta músicas do CD Bom trabalho, Rapazes! que terá lançamento no dia 06 de junho, no Teatro Sesc * Senac. O álbum é composto por 11 canções inéditas, de autoria do grupo, e conta com participações especiais, como o forrozeiro Flávio José.

Ceguêra de Nó apresenta no Pelourinho um forró pé de serra com um repertório que inclui músicas de grandes artistas, a exemplo de Luiz Gonzaga e Gilberto Gil. Dentre as músicas de autoria própria, a banda canta Enceguerado, Fim de Semana e Quero é Chorar.

Com forte influência musical do músico Jackson do Pandeiro, Ceguêra de Nó é conhecido pela sua autenticidade rítmica. "Nossa principal base é a zabumba. A nossa forma de tocar, os nossos arranjos são o nosso maior diferencial", diz o vocalista Léo Marques. E quando questionado sobre o que o público pode esperar do show, responde: "Ôxe! Muito forró, alegria e diversão".

A banda é formada por Léo Marques (Zabumba e vocal), Zé de Rocha (Sanfona e vocal), Ed Carlos (Percussão e vocal), Luís Oliveira (Baixo) e Léo Brasileiro (Guitarra).


O projeto Aquecendo o São João apresenta ainda:


Renato Fechini
Quando: Sexta-feira, dia 16
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito


Flor de Avelã
Quando: Sexta-feira, dia 23
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito


Márcia Short
Quando: Sexta-feira, dia 30
Onde: Praça Pedro Arcanjo
Horário: 21h
Gratuito

SERVIÇO:
O quê: Projeto Aquecendo o São João
Quando: Sextas-feiras de maio, às 21h
Onde: Praça Pedro Arcanjo - Pelourinho
(Evento Gratuito)

Maiores informações:

Assessoria de Comunicação * Pelourinho Cultural: 3117-1509/ 9926-6868

______________________________________________________________________