domingo, 13 de abril de 2008


Transversais no cinema da Ufba a partir desta sexta

 

O que move as pessoas comuns no mundo contemporâneo? Esse é o questionamento central do filme Transversais, que será exibido em Salvador, na Saladearte/ Cinema da Ufba, às 20h, de amanhã (11) até 17 de abril.

 

O filme, dirigido por Guilherme Castro, integra a série Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento, e é o primeiro dos quatro documentários produzidos durante a primeira edição do Fronteiras do Pensamento no Rio Grande do Sul.

Castro reuniu nomes como Timothy Garton Ash, Guy Sorman, Bernard-Henri-Lévy, Jorge Castañeda e Patrick Dixon em Transversais para falar sobre os grandes temas da humanidade. A cidade de Porto Alegre é o cenário surpreendente e movimentado onde guerras, fundamentalismo, mercados, democracia, terrorismo, fé e política se misturam ao dia-a-dia de pessoas comuns. "O discurso cinematográfico construído não é conclusivo nem linear", explica o diretor. "Sem clichês e pré-conceitos, investiga e propõe uma leitura sobre o universal e único de cada situação filmada", resume.

Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento é um conjunto de quatro filmes, cada um com 54 minutos de duração, divididos por segmentos. As outras três obras: "Arte, Ordem e Caos" – de Pedro Zimmermann; " @" – de Hique Montanari, e "A Dança do Pensamento" – de Marta Biavaschi, terão lançamentos ainda no primeiro semestre deste ano.

 

O quê: Exibição de Transversais, dirigido por Guilherme Castro – primeiro filme da série Fronteiras do Pensamento 4 ensaios visuais – Arte, Cultura, Mundo e Pensamento.

 

Quando: De 11 a 17/04 às 20h.

______________________________________________________________________