quarta-feira, 30 de julho de 2008


NOTÍCIAS DOS MUNICÍPIOS

Polícia Civil apoia programa de alfabetização em Juazeiro

 

 

 

         O ex-detento Antônio José Evangelista, responsável pela alfabetização de pelo menos 20 presos da Casa de Detenção de Juazeiro, foi um dos contemplados com o prêmio "Cosme de Farias", entregue pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva o governador Jaques Wagner, durante solenidade de entrega de certificados do Topa - Programa Todos Pela Alfabetização que, no município, foi implantado com o apoio da Polícia Civil local.

 

"Visando a ressocialização dos detentos, construímos uma sala de aula na Casa de Detenção, onde Antônio Evangelista, que tem um grau de instrução diferenciado, ensinou aos outros detentos", informou o delegado Charles Antônio Leão Gomes, coordenador regional de Juazeiro. A iniciativa  contou com a participação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).

 

  Acusado de participar de uma tentativa de homicídio, o ex-detento foi submetido, no início deste ano, a Júri Popular, sendo absolvido. Mesmo em liberdade, ele continuou freqüentando a Casa de Detenção, dando prosseguimento ao curso de alfabetização.

 

 

Recôncavo baiano recebe exposição comemorativa do Ipac

 

 

 

Você já visitou alguma exposição na cidade de Cachoeira? Esta é a oportunidade para ir até o Recôncavo baiano, a 110 quilômetros de Salvador, e conhecer ou revisitar um município histórico, situado à margem esquerda do Rio Paraguaçu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 13 de janeiro de 1971, com o título de  Cidade Monumento Nacional.

 

A exposição itinerante "Ipac 40 anos", será aberta neste domingo (3), às 11h, na Ordem Primeira do Carmo - Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma construção de 1715, em estilo rococó que, no século XIX, abrigou o Paço da Câmara, Casa da Moeda, quartel, pensão e hospital. Em 1981, o conjunto passou por uma grande reforma que o adaptou para pousada e centro de convenções. Abriga imagens de madeira de Macau (China), coluna e altar revestidos em ouro e painéis de azulejos portugueses. O prédio é tombado pelo Iphan.

 

A mostra, que já esteve em Feira de Santana e Caetité, vai ficar em Cachoeira até dia 17 de agosto, depois seguirá para o município de Lençóis. O retorno a Salvador acontecerá em setembro, para as comemorações de 41 anos de atividades da instituição.

 

 

 

Iconografia

 

 

 

Em 1937, o governo federal cria o Serviço do Patrimônio Nacional e Artístico Nacional (SPHS), atual Iphan. Em 1967 é inaugurado, no Largo do Pelourinho, 12, o Ipac, à época Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-FPACBA- para dar apoio ao Iphan na recuperação do Centro Histórico e dos monumentos tombados.

 

Em comemoração às quatro décadas de atuação do Ipac, autarquia da Secretaria de Cultural do Estado (Secult), na execução da política de preservação do patrimônio cultural do estado, a mostra "Ipac 40 anos" segue temáticas históricas, abordando desde a criação da Cidade do Salvador, no século XVI, até os dias de hoje, nesta primeira década do século XXI.

 

São 30 painéis com textos, fotos e ilustrações diversas que promovem visibilidade e conceituações didáticas para despertar interesse e compreensão dos públicos de variadas faixas etárias. O público terá acesso ainda a informações sobre os acervos dos museus estaduais que o instituto administra. Atualmente, são 13 espaços museológicos e artístico-culturais.

 

Na exposição, será exibido o vídeo de apresentação 'Ipac 40 Anos' e os documentários 'Axé do acarajé ou Quizila de Oxalá', e 'Retratos de um tempo'. Durante o período da mostra itinerante, faculdades, escolas de ensino médio e instituições culturais desenvolvem trabalhos educativos e visitas guiadas para a compreensão completa dos dados e fotos expostas na exposição.

 

 

 

Programação

 

 

 

Na Galeria do Ipac (Rua 25 de Junho, 8) acontecerá a exposição "Dialogando com os Museus". Doze painéis dos principais museus administrados pelo Ipac estarão expostos, objetivando divulgar e estimular a visitação desses espaços culturais.

 

No mesmo local da mostra acontecerá, de 6 a 8 de agosto, oficina de capacitação "Museus e Novas Tecnologias da Informação", ministrada pelo professor Adolfo Samyn Lopes de Oliveira,  da Universidade Federal do Recôncavo-Ufbr, em parceria com o Demu/Iphan/Minc. Informações e inscrições (75) 3425-2729/ (75) 3245.2138. Em Salvador, Diretoria de Museus (71) 3117-6447.

 

 

 

Patrimônio baiano

 

 

 

O Recôncavo baiano, em especial a cidade de Cachoeira, apresentam-se como pólos de produção de cultura no estado da Bahia. O município possui diversas belezas naturais, mas seu grande patrimônio encontra-se no acervo arquitetônico, estilo barroco – lembranças do Brasil Império.

 

Terra natal de Ana Néri (1814-1880) e Maria Quitéria (1792-1853), forma com o município de São Félix, na outra margem do rio, um só organismo urbano. Seu nome foi dado pelos índios e significa Mar Grande devido à quantidade das águas e a largura do rio Paraguaçu nesta região. É limítrofe com as cidades de Santo Amaro, Saubara, Maragogipe, Muritiba, Governador Mangabeira, São Gonçalo dos Campos e Conceição de Feira.

 

Foi nesse lugar, onde se respira história e cultura, que o alemão Karl Heinz Hansen, o Hansen Bahia, escolheu para viver. Hansen foi marinheiro, escultor, poeta, escritor, cineasta, pintor e xilógrafo. Adotou o estado até no nome. Na rua 13 de Maio, no Centro Histórico de Cachoeira, fica a fundação que leva o seu nome e reúne mais de 13 mil peças dentre xilogravuras e matrizes. Um prédio do século XVII que serviu de hospedagem para o Imperador D. Pedro II, em 1858, e para a Princesa Isabel e o Conde D'Eu, em 1885. O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, é o presidente do conselho da fundação.

 

Dia 25 de junho passado, no Centro de Convenções do Carmo, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira e uma Junta Governativa composta pelos prefeitos dos municípios do Recôncavo,  participaram da instalação da sede itinerante do Governo da Bahia, na cidade de Cachoeira. Dentre os despachos, atos de apoio à candidatura das cidades de Cachoeira e São Félix ao título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

 

 

Bahia sedia III Congresso Brasileiro de Mamona

 

 

 

Maior produtor de mamona do país, a Bahia vem se destacando pelo incentivo ao desenvolvimento sustentável dessa oleaginosa e sua utilização como biocombustível limpo. Por isso, sediará o III Congresso Brasileiro de Mamona, de 4 a 7 de agosto, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

 

Representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva, desde pesquisadores, produtores, técnicos, empresários do setor de extração de óleo, de indústrias de equipamentos e combustíveis, universidades e ONG's vão estar reunidos debatendo as tendências do mercado. Além de recursos para pesquisa, novas tecnologias de produção, a ricinoquímica, bem como a produção de biocombustíveis e sua importância como geradora de emprego e renda.

 

Neste contexto, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que apoia o evento, estará representada pelo seu corpo técnico em diversas atividades, durante toda a programação, ministrando minicursos e palestras, além de participar do estande institucional da Seagri, em uma área específica, onde mostrará o avanço da empresa na área.

 

No terceiro dia do congresso, a EBDA vai lançar duas variedades de mamona. Uma delas, a EBDA MPA 11, de porte alto, e a outra, a EBDA MPB 1, de porte baixo, testadas nas diversas condições edafoclimáticas do estado, que é recomendada para o cultivo nas próximas safras. As inscrições para participar do evento e o envio de trabalhos científicos poderão ser feitas pelo site  www.cnpa.embrapa.br/cbm/.

 

EBDA oferece cursos para agricultores familiares da região de Irecê

 

 

Dando continuidade ao processo de capacitação dos agricultores familiares, na microrregião de Irecê, incluindo os municípios de Barra dos Mendes e São Gabriel, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio do Centro de Profissionalização e Desenvolvimento Tecnológico (Centrefertil), programou, para o mês de agosto, cinco cursos nas áreas de homeopatia, apicultura, processamento de leite, agroecologia e pintura em tecido para agricultores familiares.

 

Da programação consta o curso de Homeopatia para criadores de caprinos e ovinos (5 a 7 de agosto), ministrado pelo médico veterinário da EBDA, Antônio Vicente Dias, que mostrará as principais técnicas de manejo sanitário, baseadas na medicina homeopática, e dentro dos princípios de agricultura orgânica, visando à produção de leite e carne livres de agroquímicos.

 

O curso de Iniciação à Apicultura, que acontecerá entre os dias 12 e 14,  mostrará as técnicas básicas para a criação racional de abelhas e promoverá a profissionalização do apicultor no agronegócio apícola. Os cursos, com datas a serem confirmadas, são o de Processamento de Lácteos e o de Agroecologia.

 

A partir de terça-feira (5) acontecerá o curso de Pintura em tecido, que faz parte de um trabalho com a comunidade vizinha ao centro, objetivando promover maior integração com a população circunvizinha e contribuir com o seu desenvolvimento.

 

O Centro de Profissionalização tem como principal objetivo oferecer capacitação e assistência técnica de qualidade aos agricultores familiares, trabalhando toda a unidade familiar, de forma prática, com o fim de agregar valor à produção, aquecer a economia local e fixar a família agrícola no campo. Os interessados em participar dos cursos poderão obter mais informações pelo telefone (74) 3641-3713, diretamente no Centrefertil ou na Gerência Regional, em Irecê.

 

______________________________________________________________________