MUNICÍPIOS
Ipirá terá Centro Digital de Cidadania
Como parte de uma série de ações do Governo da Bahia, o município de Ipirá recebe, nesta quinta-feira (17), um Centro Digital de Cidadania (CDC), unidade do programa Cidadania Digital. O espaço, com 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet, será entregue pelo governador Jaques Wagner.
O objetivo do Cidadania Digital é promover acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social. Coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa está em processo de ampliação. A nova unidade de Ipirá fica localizada no povoado São Roque, como parte dos 326 novos CDCs que estão sendo entregues até o final deste ano em diversos municípios baianos.
Hoje, o programa Cidadania Digital conta cerca de 370 CDCs, que já permitiram sete milhões de acessos à internet, no ano passado, e são estratégicos para promover a inclusão sociodigital. A Bahia ocupa a 20ª colocação em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 do IBGE.
Além de promover o livre acesso ao mundo da informática e da comunicação via web, o Cidadania Digital atua também na capacitação de profissionais autônomos e na preparação de jovens para o mercado de trabalho, a partir de cursos de educação à distância. Outra novidade são os cursos de informática básica
Todo cidadão pode utilizar os Centros Digitais de Cidadania. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar no programa. Crianças menores de 10 anos também podem acessar os equipamentos, desde que devidamente acompanhadas por um responsável. Jovens com idade entre 10 e 18 anos devem ser cadastrados pelos pais ou responsáveis. Cada usuário pode utilizar o computador até 30 minutos. O tempo pode ser superior quando não houver fila de espera.
SAÚDE
Universidade de Conquista promove jornada sobre hipertensão arterial
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Jequié, vai realizar desta quarta a sexta-feira (18), no auditório Wally Salomão, a 1ª Jornada Científica de Hipertensão Arterial. O evento é aberto a estudantes e profissionais da área de saúde e vai debater entre outros temas, "Aspectos epidemiológicos da hipertensão arterial no Brasil e na Bahia", "Um olhar da equipe da Saúde da Família sobre hipertensão arterial" e "Interdisciplinaridade dos saberes no cuidado de pessoas com Hipertensão Arterial". Inscrições e mais informações pelos telefones (73) 3528-9623/9706.
.Joli
. NA BAHIA ACONTECE
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home