segunda-feira, 14 de julho de 2008


MUNICÍPIOS

Bando Anunciador em Feira de Santana

 

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), já se movimenta para a realização do Bando Anunciador da Festa de Santana, que neste ano retorna às ruas da cidade em 20 de julho, um domingo. A programação inclui, no dia 17, a partir das 19 horas, abertura das atividades com exibição do filme A Volta do Bando Anunciador, tendo como roteirista Marcondes Araújo.

 

   Também está programada mesa-redonda sobre o tema Feira de Santana – Memória, Tradição e Permanência, reunindo o escritor Osvaldo Ventura, o cordelista Franklin Machado e o professor Clovis Frederico Ramaiana Oliveira. Haverá, também, a exposição fotográfica O Bando Anunciador: Registro Iconográfico 2007, com trabalhos fotográficos de Lenilda Carneiro, Juraci Dórea e Eduardo Kruschewsky.

 

   O Bando Anunciador da Festa de Santana - padroeira da cidade -, uma das mais importantes manifestações da cultura popular de Feira de Santana, tem desfile marcado para 20 de julho, com saída do Cuca, logo cedo, às 7 horas. Percorrerá a rua Conselheiro Franco (antiga rua Direita), passando pela Igreja dos Remédios, praça Fróes da Mota, retornando pela rua Conselheiro Franco, praça da Bandeira rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, praça da Matriz, encerrando o cortejo no Cuca.

 

 

 

Astrofísico da UESC integra conselho do Projeto Soar

 

 

Com a nomeação do professor e pesquisador Henri Michel Pierre Plana para o Conselho Diretor do Projeto Soar, a Universidade Estadual de Santa Cruz passa a integrar um importante consórcio internacional na área da Astrofísica. O Soar (Southern Astrophysical Research Telescope) é um telescópio com espelho primário de 4,2 metros de diâmetro, instalado em Cerro Pachón , na região andina do Chile.

 

O financiamento e supervisão desse equipamento de pesquisa têm como parceiros o Brasil, representado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Universidade da Carolina do Norte, Universidade Estadual de Michigan e o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), dos Estados Unidos. Além do professor Plana, o Brasil tem mais dois representantes no conselho do Soar: os astrofísicos Albert Bruch, do MCT/Laboratório Nacional de Astrofisica (LNA) e Marcos Perez Diaz (IAG/USP).

 

O professor Henri Plana, do Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacional (Lato), do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, explica que o Brasil já participa também do Observatório Gemini, consórcio internacional que abriga telescópios gêmeos de 8,1m de diâmetro, localizados nos Andes chilenos e no Havaí. O número de noites a serem utilizados nesses telescópios é proporcional à parcela de contribuição de cada participante na construção e operação desses equipamentos, cabendo ao Brasil oito noites em cada telescópio.

 

De acordo com a comunidade astronômica brasileira "os telescópios Gemini são instrumentos que permitem observações de alta qualidade, mas apenas alguns projetos podem ser contemplados com esse tempo, escolhidos dentre a grande demanda existente", informa Plana. No Brasil existem apenas alguns telescópios de 60 cm e um de 1,6m de diâmetro.

 

A comunidade acrescenta que "isso contrasta com a astronomia brasileira, que vem crescendo, continuamente, em cerca de 10% ao ano, havendo a necessidade urgente de expansão, através da criação de novos grupos de pesquisa no País, a serem liderados pelos pesquisadores em formação e que receberão vigoroso impulso com a concretização do Soar".

 

E conclui: "O telescópio Soar preencherá, certamente, a lacuna existente entre o telescópio de 1,6m de diâmetro, localizado no Pico dos Dias, em Brazópolis, Minas Gerais, e os telecópios Gemini, suprindo a comunidade com um instrumento de porte intermediário, extremamente versátil, rápido, de ótica soberba e localizado em local privilegiado"

 

______________________________________________________________________