sábado, 12 de julho de 2008


MUNICÍPIOS

Deam de Paulo Afonso faz convênio com município

 

 

         A Secretaria da Segurança Pública (SSP) firmou convênio com a prefeitura de Paulo Afonso, distante 459 quilômetros de Salvador, para que o município dê apoio ao funcionamento da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), inaugurada há cerca um ano naquele município. Assinado pelo secretário César Nunes e pelo prefeito Raimundo Caíres Rocha, o convênio tem validade até junho de 2010, podendo ser prorrogado.

 

         A delegada Mirela Santana Matos, titular da Deamde Paulo Afonso, disse que a cooperação do município é importante, uma vez que a delegacia não se limita a registrar e apurar as ocorrências. "A Deam também presta atendimento multidisciplinar às vítimas, como  apoio psicológico e social, já que a violência atinge não só a mulher, mas toda a família", assinala.

 

         O convênio prevê que o município disponibilize pessoal técnico especializado e de apoio administrativo, devendo também designar um psicólogo e um assistente social,  com carga horária de 20 horas semanais,  um vigilante noturno e um ajudante geral, além de apoiar atividades da unidade policial. A Deam de Paulo Afonso é a primeira no estado a celebrar um convênio desta natureza, mas existe proposta em estudo para ampliar a iniciativa para outros municípios.

 

 

Universidade de Feira abre inscrição para Mesário Voluntário

 

Os estudantes da graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana que prestarem serviço nas eleições municipais deste ano terão as horas somadas como atividade complementar. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (Consepe) aprovou o projeto Mesário Voluntário, no quantitativo de 20 horas, no primeiro turno, e 10, no segundo. Para colação de grau, é exigida a participação de alunos em atividades complementares diversas.

 

As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto nos cartórios eleitorais, no site do TRE-BA (www.tre-ba.gov.br/mesariovoluntario) e nos colegiados dos cursos de graduação da Uefs. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3221-4332.

 

 

SAC Móvel percorre 12 municípios este mês

 

Neste final de semana, as duas carretas do SAC Móvel prosseguem o atendimento às comunidades do interior do estado. As equipes estarão, sábado (12), no município de Planalto, no sudoeste, e domingo (13), em Euclides da Cunha. Até o final deste mês serão visitadas mais dez cidades nas duas rotas, incluindo Presidente Tancredo Neves, onde as carretas integram o programa Você Cidadão, promovido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), no dia 26, e que oferece à comunidade local um leque de atividades nas áreas de documentação, saúde, educação, cidadania e lazer.

 

Os serviços disponibilizados pelo SAC Móvel são emissão de Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento (para crianças de até 11 anos), além de recadastramento de pensionistas do Estado e retirada de antecedentes criminais e Ouvidoria Geral do Estado. Não há limitação de senha para os atendimentos, com exceção da carteira de identidade, cuja oferta é de 250 senhas diárias. A comunidade tem acesso aos serviços das 8 às 18h.

 

A primeira rota contemplará os municípios de Cansanção (17 e 18), Queimadas (20 a 22), e segue para Presidente Tancredo Neves (24 a 26), onde concentra o atendimento no programa Você Cidadão. Depois, parte para Santa Luz (28 e 29) e São Domingos (31 e 1º de agosto). Já a rota 2, continua por Manoel Vitorino (16 e 17), Itagi (19 a 21), Bom Jesus da Serra (23 e 24),  segue para Presidente Tancredo Neves (26), Caetanos (28 e 29) e Anagé (31 e 1º de agosto).

 

 

Programa Indústria Cidadão contempla mais oito municípios

 

 

Serra Preta, Pedrão, Santa Brígida, Wanderley, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Itapetinga e Boquira são os oito municípios contemplados para a construção de galpões multifuncionais do Programa Indústria Cidadã, do Governo do Estado da Bahia.

 

Os editais de licitação para a contratação das empresas de engenharia destinadas à execução de obras e serviços foram lançados, nesta semana, pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). As empresas licitadas terão um prazo de até 120 dias para a entrega da obra a contar da data da ordem de serviço.

 

O Programa Indústria Cidadã objetiva incentivar o surgimento de novas cadeias produtivas com a participação direta dos pequenos produtores. O galpão é construído em uma área doada pela prefeitura ou associação e próxima a um conjunto habitacional, visando aproveitar a mão-de-obra desses moradores, com geração de emprego e renda.

 

 Para facilitar a comercialização e o escoamento da produção, os galpões também estão perto a uma via de grande circulação. O programa identifica o potencial produtivo de cada município e incentiva a fabricação e comercialização dos seus produtos em diversos segmentos como agroindústria, artesanato, culinária, cerâmica, confecções, entre outros.

 

"Neste mês de julho, já entregamos galpões concluídos às prefeituras de Caldeirão Grande, Central, Jussara, Itambé, Livramento de Nossa Senhora, Muritiba, Conde, Rafael Jambeiro, Tucano/Tracupá, Iaçu, outros. Até o final do ano, pretendemos entregar mais Indústrias Cidadãs nos municípios de Tapiramutá, Novo Horizonte, Nilo Peçanha, Teolândia, Piritiba, Boa Nova, Brumado, Itapitanga, Caetité, Jacobina e Planaltino", informa o presidente da Sudic, Dilson Jatahy.

 

 Dessa forma, o programa busca construir empreendimentos geograficamente distribuídos em várias regiões do estado. "O objetivo deste programa é a sua interiorização. Pretendemos difundir o Indústria Cidadã em todos os territórios da Bahia para melhorar a qualidade de vida da população desses municípios", complementa Dilson Jatahy.

 

Em 2007, a Sudic implantou o Indústria Cidadã em 22 municípios e, para 2008, serão atendidas 30 cidades, além da construção de novos galpões nos treze distritos da área de jurisdição da Sudic. O programa caracteriza-se por promover a integração de diversos órgãos e entidades, como autarquias, prefeituras, universidades, associações e secretarias para melhorar e qualificar a gestão desta iniciativa.

 

 

 

______________________________________________________________________