sexta-feira, 11 de julho de 2008


MUNICÍPIOS

Camaçari e Simões Filho ganham policiamento especial

          A Polícia Militar lança no próximo dia 15, às 9h, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Camaçari, a Operação Pólo Seguro. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), cujo propósito é criar uma companhia especializada  no município de Simões Filho.  

         Para desenvolver ações operacionais preventivas e repressivas nas vias públicas e rodovias que circundam o Pólo Industrial, a operação contará com um efetivo de 25 PMs por turno, totalizando 56 policiais, com o apoio de seis viaturas de radiopatrulhamento tático, em regime de 24 horas. A operação atuará integrada ao 12º Batalhão/Camaçari e à 36ª Companhia de Polícia de Dias d'Ávila.

        

Lauro de Freitas ganha câmeras de vigilância através do Pronasci

 

 As primeiras câmeras de vigilância urbana de Lauro de Freitas serão instaladas dentro de 60 dias. Serão 26 câmeras, espalhadas nas comunidades de Itinga, Portão, Centro, Ipitanga, Vilas, Areia Branca, Caji, Buraquinho, Quingoma, Capelão, Vida Nova e Jambeiro, em locais estratégicos indicados pela Polícia Militar. Os equipamentos serão adquiridos com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, que também destinou verba para o reaparelhamento e modernização da Guarda Municipal.

 

Dos 12 projetos enviados para o Ministério da Justiça, dois já se transformaram em convênio, segundo o coordenador do Pronasci no município, Walter Veiga; os demais aguardam aprovação. O primeiro, para a Guarda Municipal é da ordem de R$499,834, que inclui a compra de três viaturas e dois utilitários, dez motos e 20 bicicletas, além de todo o fardamento e materiais necessários para os trabalhos, como coletes à prova de balas, rádio comunicadores e detectores de metal. A Guarda Municipal de Lauro de Freitas foi regulamentada em 2007 e conta com 260 integrantes.

 

O segundo convênio, para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, no valor de R$888,176, além da instalação das câmeras prevê a implantação do observatório da segurança, de um telecentro para capacitação de guardas municipais, um disque-denúcia e a central de vídeo e monitoramento. Todo o processo para implantação do Pronasci no município está sendo debatido com a população e Conselhos de Segurança dos bairros.

 

"Já iniciamos o processo licitatório para a compra dos equipamentos e a implantação dos módulos previstos no programa. Esperamos que estes equipamentos estejam em funcionamento o quanto antes". O major Elias Neves, da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, destaca o trabalho conjunto entre a instituição e a Prefeitura na elaboração do projeto e assegura que as câmeras inibem a ação de marginais. "Estes equipamentos permitem uma ação mais ágil da polícia, além de permitir o reconhecimento dos meliantes".

______________________________________________________________________