segunda-feira, 30 de junho de 2008


Maria Sampaio lança livro sobre cantora da era do rádio

Dois anos depois de "Estrela Ana Brasila", a escritora Maria Guimarães Sampaio lança seu novo livro "Rosália Roseiral" no dia 8 de julho, a partir das 16h30, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping. Editado pela Record e com a apresentação de Paloma Jorge Amado, o romance conta a história de uma cantora baiana da era do rádio, cuja vida se mistura com a história da música popular brasileira até os dias atuais.

A autora afirma que a história de Rosália Roseiral é pura ficção, mas as citações das músicas são verdadeiras e faz questão de listar no final do livro todas as músicas, com seus compositores, ano de gravação e os intérpretes. Maria Sampaio dedica o livro as cantoras Jussara Silveira e Marle Oliveira, também personagens do romance. Assim Maria faz com alguns amigos seus, que aparecem como personagens em situações inventadas, como, por exemplo, Zélia e Jorge Amado, o médico João Batista Caribé, o motorista Edgard Rogaciano Ferreira, a escritora Mabel Veloso, o produtor Jota Veloso, a psicanalista Tereza Libório, o fotógrafo Sílvio Robatto, o diplomata Luciano Freitas e os médicos Marco Antonio Barbosa e Érico Strapasson.

A inspiração para escrever este livro Maria Sampaio conta que veio de sua mãe, "com seu rádio sempre ligado e levando-me a shows, concertos e tocatas, deu-me o gostar da música. Numa madrugada de 1969 minha mãe morreu ao som do samba que vinha de uma festa no grêmio do nosso bairro. Norma Guimarães Sampaio, minha mãe, deixou em minha memória o som deste livro".

Sobre a autora

Maria Guimarães Sampaio nasce em Salvador, Bahia, em 1948. Fotógrafa profissional, integrante do Grupo de Fotógrafos da Bahia, com várias exposições individuais e coletivas e muitas fotos registradas em livros e capas de discos. A partir dos 40 anos envereda pela literatura. Escreve "Uma dúzia de retratos meus"e depois o romance "Estrela de Ana Brasila". Agora com "Rosália Roseiral", Paloma Jorge Amado afirma que "Maria Sampaio mais uma vez tratou a linguagem de forma muito própria, dando ao falar baiano um aspecto original e delicioso. Parece até que a música envolve as palavras e as faz mais melodiosas. Um encantamento".


CONTATO Maria Guimarães Sampaio: (71) 3354 4917 / 9189 1907

______________________________________________________________________

1 Comments:

At 6/7/08 21:50, Blogger Unknown said...

Grata, Jolivaldo.
Beijo Maria

 

Postar um comentário

<< Home