domingo, 23 de março de 2008


PESQUISA DA UFBA ATUA NO COMBATE À TUBERCULOSE EM SALVADOR

Nesta segunda-feira, 24 de março, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em Salvador, a terceira capital brasileira com o maior número de casos registrados, o combate à endemia vem sendo realizado por diversas frentes de ações, dentre elas, a recém- lançada pesquisa Estratégias de Informação, Comunicação & Saúde: metodologia de Comunicação no Controle da Tuberculose em Salvador-Bahia, desenvolvida pelo Instituto de Saúde Coletiva e a Faculdade de Comunicação da UFBA.

Ao compreender a comunicação enquanto uma importante ferramenta na luta contra a tuberculose, a pesquisa busca elaborar e avaliar uma metodologia que, levando em conta a existência de diferenças socioculturais, ajude a estabelecer um canal de comunicação mais eficaz na transmissão de informações sobre a doença. A expectativa é que, a partir dessa pesquisa, sejam elaboradas estratégias que colaborem para diminuir o alto índice de abandono do tratamento da tuberculose, hoje considerado um dos grandes adversários no combate à endemia.

Caso seja julgado como viável e bem-sucedido no controle à tuberculose, o conjunto de procedimentos e estratégias comunicativas testado pelo projeto será incorporado às práticas cotidianas dos profissionais que atuam no Serviço Único de Saúde (SUS).

______________________________________________________________________