quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Regata Bahia-Bretanha

 

Mais de 15 dias de navegação solitária, sono interrompido de meia em meia hora, em média, comida só de conserva, muita incerteza em relação aos ventos e, ainda por cima, a correnteza contrária até chegar ao Porto de La Forêt-Fouesnant, na França.

Parece filme de aventura naval, mas este é o desafio que aguarda os 15 skippers dos barcos monocascos de 60 pés , após a largada da Regata Ecover B to B, programada para a manhã desta quinta-feira (29), no píer do Yacht Clube da Bahia, na Barra.

O barco da imprensa vai para o mar por volta de 10h, saindo do píer do Terminal Náutico da Bahia. Segundo os organizadores da regata, a largada representa uma oportunidade rara por conta do colorido e da velocidade dos veleiros de grande porte situados a curta distancia.

Os 15 monocascos ficarão alinhados nas proximidades do píer do Yacht, com as velas abertas, proporcionando uma imagem de rara plasticidade e colorido à Baía de Todos os Santos. Depois de os veleiros realizarem pequenas manobras, o tiro de largada vai sinalizar o momento da partida e é aí que tudo pode acontecer.

Ninguém quer que aconteça nada de errado, mas este tipo de procedimento de largada pode até ocasionar colisão, caso dois ou mais barcos saiam embolados, pois a velocidade dos veleiros e a proximidade entre eles dificultam as manobras.

______________________________________________________________________