quinta-feira, 15 de novembro de 2007


DIA MUNDIAL DO DIABETES O PROBLEMA

Hoje é o dia Mundial do Diabetes. Este dia tem por objetivo alertar a população e esclarecer sobre as causas, sintomas, tratamento e complicações da doença. Celebrado em 181 países, desde 1991, o assunto deste ano traz "A criança com diabetes". Tema como este precisa ser bastante discutido e a sociedade necessita ser alertada para que todas as crianças ou adolescentes recebam tratamento adequado, gratuito e de qualidade.
O diabetes é uma doença que afeta cerca de 5 milhões de pessoas e é a 4ª causa de morte no Brasil. Metade das pessoas com a doença não sabem que a tem devido a sua evolução silenciosa. O diabetes atinge a todos, adulto, crianças, homens e mulheres, ricos e pobres. Diabéticos têm uma chance duas vezes maior de desenvolver doença coronariana e de sofrer derrames cerebrais, eles respondem por 30% dos casos de insuficiência renal e possuem 40 vezes mais chance de sofrer amputações nos membros inferiores. Além disso, o diabetes é a principal causa de cegueira adquirida no Brasil.
Na Bahia, as crianças e adolescentes com diabetes contam com um serviço de ponta para ajudá-las a conviver bem com sua doença. O Programa de Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES), mais conhecido como Hospital das Clínicas, da Universidade Federal da Bahia é um serviço de referência no norte e nordeste no atendimento da criança com diabetes.

______________________________________________________________________